quarta-feira, 1 de junho de 2011

Editando o Unity2D

Caso tenha alterado para o Unity 2D e a barra lateral não recolhe como fazia no Unity3D o problema é fácil de responder.
Pegue nesse link os arquivos de gerenciamente do Unity 2d:
32-bit
64-bit
:)

Unity - Ubuntu

Estou usando o Ubuntu 11.04 faz um tempo e achei que poderia ter sido a atualização da 10.04 para a 11.04 que tinha deixado tão lento meu notebook.
Depois de procurar e ver o uso de cada processo no computador notei que não é problema de algum pacote faltando ou mesmo hardware.
O problema, na verdade, é a falta de um hardware (Placa de video).
Como não é um notebook com uma placa de video dedicada comecei a ter esses problemas de desempenho nas aplicações e até mesmo na utilização de baixo desempenho. Procurando na internet vi outras pessoas com o mesmo problema e notei que a maioria tirava o Unity e voltava a usar o Gnome ( solução que não me agradou, já que o Unity é muito mais interessante que o Gnome na minha opnião).
Procurei nos programas instalados o Unity para remove-lo e verificar se realmente voltando para o Gnome o problema iria resolver. Qaundo procurei no Synaptics por Unity verifiquei que tinha o pacote do Unity 2D, ou seja, para equipamentos que não possuem uma placa de video. Instalei o Unity 2D e removi o Unity3D.
Ajudou muito no desempenho tenho até um desempenho melhor do que da versão 10.04 agora.
Recomendo aqueles que não possuem uma placa de video e não queiram perder a interface interessante do Unity a instalar o 2D.
Instalando via terminal:
# apt-get install unity-2d-default-settings
Pelo Gerenciador de Pacotes Synaptic:
Digite Unity2D e mande instalar.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cursos Intel

Segue link para uns cursos Intel e na conclusão do curso você recebe um certificado.

http://www.nextgenerationcenter.com/my_courses.php

Att 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Backup banco MySql

Tive que fazer um backup do banco de dados hoje da intrane, então vou compartilhar como fazer. :) 

As bases de dados do MySQL são salvas por padrão dentro da pasta "/var/lib/mysql". Ao criar a base de dados "intranet", por exemplo, será criada a pasta "/var/lib/mysql/intranet", contendo um conjunto de arquivos, referentes às tabelas criadas.

A forma mais simples de fazer backup das bases de dados do MySQL é simplesmente salvar o conteúdo da pasta "/var/lib/mysql", criando um arquivo .tar.gz ou mesmo copiando os arquivos diretamente para outra partição. 

O detalhe mais importante é ter o banco de dados na mesma versão, pois, pra mim ocorreu problema quando utilizei com bancos MySQL em versões diferentes.
O maior problema é que as bases de dados são alteradas continuamente durante a operação do banco de dados, o que leva a cópias inconsistentes. Se alguns dos arquivos dentro da pasta com a base mudam no meio da cópia, o backup conterá uma mistura de dados novos e antigos, uma receita para o desastre.
A forma mais segura é parar o serviço do MySQL antes de fazer o backup, garantindo assim que nada será alterado durante a cópia, como no exemplo abaixo:
# /etc/init.d/mysql stop
# tar -zcvf mysql.tar.gz /var/lib/mysql/
# /etc/init.d/mysql start

O problema nesse caso é que o serviço fica fora do ar durante alguns segundos ou minutos. Como ainda está em projeto não tive problemas de deixar fora do ar, mas se precisar fazer em um sistema ou site que a empresa usa faça em horário que não estejam utilizando ou de menor impacto porque o banco irá ficar fora enquanto for feito o backup.

A segunda opção é fazer um backup online, sem parar o servidor. O utilitário mais simples (e provavelmente o mais usado) para isso é o mysqldump, que acompanha o pacote principal do MySQL.
Diferente do método anterior, onde os arquivos são copiados diretamente, o mysqldump acessa o banco de dados por vias normais, da mesma forma que um aplicativo qualquer faria. Em outras palavras, ele não lê os arquivos, mas sim as informações armazenadas nas bases de dados. Isso permite que o backup seja consistente, mesmo que as bases de dados sejam alteradas durante o backup.
Para salvar todas as bases de dados do servidor no arquivo "backup.sql", criado no diretório atual, por exemplo, o comando seria:
# mysqldump -u root -p -x -e -A > backup.sql

O "-u root -p" especifica o usuário que será usado para acessar o banco de dados. No exemplo estou fazendo um backup completo, por isso estou usando diretamente o root. A opção "-x" trava as bases de dados no momento em que cada uma é copiada, evitando qualquer problema de inconsistência, enquanto a "-e" é uma opção de otimização, que permite ao mysqldump combinar argumentos INSERT dentro das tabelas, o que torna tanto o backup quanto a restauração mais rápidos. Finalizando, a opção "-A" especifica um backup completo, de todas as bases de dados.
Se o comando parasse por aí, o mysqldump simplesmente escreveria todo o conteúdo das bases de dados na própria janela do terminal, resultando em uma longa exibição de informações, sem muita utilidade. Como queremos que a saída seja salva em um arquivo, usamos o ">", que redireciona a saída para o arquivo especificado.
O arquivo "backup.sql" gerado é basicamente um arquivo de texto gigante contendo declarações de todas as informações armazenadas. Você pode reduzir o tamanho do arquivo para um quarto (ou menos) do tamanho original compactando o arquivo, o que pode ser feito adicionando a opção "| gzip" antes do ">" no comando, como em:
# mysqldump -u root -p -x -e -A | gzip > backup.sql.gz

Note que nesse exemplo adicionei também o ".gz" no nome do arquivo, indicando que se trata de um arquivo compactado. Para usá-lo posteriormente, você precisaria apenas descompactar o arquivo, usando o comando "gunzip", como em:
# gunzip backup.sql.gz

O maior problema com estes dois comandos é que você precisa digitar a senha depois de rodar o comando, o que dificulta seu uso em scripts de backup automático. É possível eliminar a necessidade de digitar a senha especificando-a diretamente no comando, depois do "-p" (sem espaços), como em:
# mysqldump -u root -p12345 -x -e -A | gzip > backup.sql.gz

Note que ao incluir senhas em arquivos, é extremamente importante restringir as permissões, de forma que apenas o root (ou o usuário em questão) tenha permissão para lê-lo. Qualquer outro usuário do servidor que tenha acesso de leitura no arquivo, poderá ler a senha e acessar o servidor MySQL.
Continuando, os comandos acima permitem fazer um backup completo de todas as bases do servidor, que poderia ser usado para restaurar os dados em uma instalação limpa do MySQL. É possível também fazer backups localizados, contendo apenas uma base de dados específica.
Nesse caso, em vez de usar a opção "-A", você usaria a opção "-B", seguida pela base de dados a ser salva, como em:
# mysqldump -u root -p -x -e -B phpbb > intranet.sql

Na hora de restaurar o backup, deixamos de usar o mysqldump e passamos a utilizar o cliente mysql, que se encarrega de ler os comandos e os dados adicionados nos arquivos e usá-los para povoar as bases de dados. O comando ficaria então:
# mysql -u root -p --database=phpbb < intranet.sql

Você pode também especificar a senha diretamente no comando, assim como no caso do mysqldump, como em:
# mysql -u root -p12345 --database=intranet < intranet.sql

Se você tentar restaurar o backup sobre uma base de dados contendo dados, provavelmente receberá uma mensagem de erro logo no início do processo, avisando que uma das tabelas já existe, como em:
ERROR 1050 at line 19: Table 'wp_comments' already exists
A solução no caso é remover a base de dados antiga usando o cliente MySQL e criar outra em branco para então fazer a restauração, como em:
# mysql -u root -p
Enter password:
Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or g.
Your MySQL connection id is 18
Server version: 5.0.32-Debian_7etch5-log Debian etch distribution
Type 'help;' or 'h' for help. Type 'c' to clear the buffer.
mysql> DROP DATABASE intranet;
Query OK, 0 rows affected (0.00 sec)
mysql> CREATE DATABASE intranet;
Query OK, 1 row affected (0.00 sec)
mysql> exit
Bye
# mysql -u root -p --database=intranet < intranet.sql

Outra opção seria adicionar a opção "--add-drop-table" ao gerar o backup com o mysqldump. Ela faz com que ele inclua instruções para que as bases sejam excluídas e recriadas automaticamente durante a restauração, evitando que você precise fazê-lo manualmente. O comando ficaria então:
# mysqldump --add-drop-table -u root -p -x -e -B intranet > intranet.sql

O comando para restaurar continua o mesmo, com a diferença de que você não precisa mais dar o DROP DATABASE; CREATE DATABASE antes de fazer a restauração.
Esta opção pode ser adicionada também ao comando para fazer o backup completo das bases de dados, facilitando assim sua restauração:

# mysqldump --add-drop-table -u root -p -x -e -A > backup.sql

O backup poderia ser então restaurado diretamente usando o comando abaixo, sem que você precisasse remover as bases e tabelas manualmente antes de iniciar a recuperação:
# mysql -u root -p < backup.sql

O backup usando o mysqldump e a restauração usando o mysql são preferíveis à cópia manual dos arquivos da pasta "/var/lib/mysql", pois evita problemas de incompatibilidade ao migrar os dados para versões diferentes do MySQL. Além disso, a facilidade de fazer o backup sem precisar parar o servidor é uma grande vantagem em um ambiente de produção.
Não consegui utilizar a função de replicação que existe no MySql nas últimas versões, mas vou criar um ambiente de teste e informo como fazer :).
Até mais.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Segurança nas conversas do Messenger

Começando.
Uma das coisas que acho essencial quando estou operando em um sistema windows em rede ou na internet é a segurança dos meus dados. Tanto dados quanto minhas conversas por messenger, por isso, sempre instalo o simp lite ( http://www.secway.fr/us/products/simplite_msn/home.php) para encriptar as minhas conversas. A versão gratuita encripta em até 256 e a versão paga chega a 512.
Mas não só as conversas como também minha navegação são importantes manter em sigilo. Para a navegação uso o Tor ( http://www.torproject.org/projects/torbrowser.html.en ).
A instalação de ambos são fáceis, por isso, não vou me prender em explicação de como instalar mas sim em deixar somente a dica.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como instalar o Windows XP utilizando um pendrive (easy mode)

Com a nova onda de notebooks netbooks que invadiu o mercado, há muitos usuários que preferem utilizar o Windows XP nestes equipamentos ao invés dos sistemas instalados de fábrica, que na maioria dos casos é o Windows Seven Starter Edition.

Como estes equipamentos não possuem unidade óptica a instalação do sistema deve ser feito através de uma unidade óptica externa ou através de um dispositivo de armazenamento em massa externo, como um pendrive. Há algum tempo eu procurei várias formas de como efetuar esta instalação de forma prática, pois todos os métodos que havia testado até então não eram práticos, mas em uma destas pesquisas conheci o aplicativo WinSetupFromUSB, disponível para download aqui.

Basta efetuar o download e instalação do aplicativo, ter uma mídia ou ISO do Windows XP, um pendrive de no mínimo 1GB para efetuar a instalação e seguir os passos abaixo.

1. Clique em 'HP format tool'.

2. Selecione sua unidade flash USB na lista.

3. Selecione NTFS se a unidade é maior do que 2GB. Caso contrário, selecione FAT (não selecione FAT32).

4. Clique em ‘Start’ para iniciar a formatação.

5. Após sua unidade formatada, em 'Windows XP/200/2003' clique em ‘Browse’ selecione a unidade de CD em que a mídia do Windows XP está inserida.

6. Abaixo, em ‘USB disk selection’, selecione a sua unidade flash USB na lista clicando em ‘Browse’.

7. Clique em ‘GO’ e aguarde ele instalar o GRUB e copiar todos os arquivos do CD para o pendrive.

Após criar o pendrive de boot com a instalação do Windows XP, você deve fazer o boot através dele no equipamento e selecionar a opção 1 no menu do GRUB. Após concluir a primeira parte da instalação, quando o Windows reiniciar, devemos novamente fazer o boot pelo pendrive e selecionar a opção 2 para concluir a instalação.

Primeiro post

Primeiro post só para explicar o porque decidimos criar o blog.
O principal motivo é compartilhar o conhecimento que possuímos com todos.
Vamos abordar assuntos de Sistemas Operacionais, Hardware, Games e outras curiosidades que achamos interessantes.

Espero que todos gostem e acompanhem o blog.

:)